DRACONATO

Nascidos de dragões, como seu nome proclama, os draconatos andam orgulhosamente por um mundo que os cumprimenta com incompreensão temerosa. Moldados por deuses dracônicos ou pelos próprios dragões, os draconatos originalmente nascem de ovos de dragão como uma raça única, combinando os melhores atributos de dragões e humanoides. Alguns draconatos são servos fiéis de dragões verdadeiros, outros preenchem as fileiras de soldados em grandes guerras e outros ainda encontram-se à deriva, sem vocação clara na vida.

ORGULHOSOS DESCENDENTES DOS DRAGÕES
Draconatos se parecem muito com dragões eretos em forma humanoide, embora eles não possuam asas ou uma cauda. O primeiro draconato teve escamas em tons vibrantes como as cores de seus parentes dragões, mas gerações de cruzamentos criaram uma aparência mais uniforme. Suas pequenas e finas escamas são normalmente cor de latão ou bronze, às vezes variando em tons escarlates, enferrujados, dourados ou cobre-esverdeados. Eles são altos e fortemente construídos, muitas vezes perto de 2 metros de altura em pé, e pesando mais de 150 kg. Suas mãos e pés são fortes, três dedos com garras e um polegar em cada mão.
O sangue de um determinado tipo de dragão corre muito forte nas veias de alguns clãs de draconatos. Esses draconatos muitas vezes ostentam escamas que correspondem mais de perto às de seu ancestral dragão – vermelho brilhante, verde, azul ou branco, negro vistoso, ou dourado metálico, prata, bronze, latão ou cobre.

CLÃS AUTOSSUFICIENTES
Para qualquer draconato, o clã é mais importante que a própria vida. Draconatos devem sua devoção e respeito ao seu clã acima de tudo, até mesmo dos deuses. A conduta de cada draconato reflete a honra de seu clã e trazer desonra para o clã pode resultar em expulsão ou exílio. Cada draconato sabe seu posto e direitos dentro do clã e a honra exige manter as obrigações dessa posição.
A constante busca pelo auto-aperfeiçoamento reflete a autossuficiência da raça como um todo. Draconatos valorizam a habilidade e a excelência em tudo o que fazem. Eles odeiam fracassar e dão o máximo de si antes de desistir de alguma coisa. Um draconato busca o domínio de uma habilidade especial como um objetivo de vida. Membros de outras raças que compartilham o mesmo compromisso possuem facilidade em ganhar o respeito de um draconato.
Embora todos os draconatos esforcem-se para ser autossuficientes, eles reconhecem que uma ajuda é às vezes necessária em situações difíceis. Mas a melhor fonte para esse tipo de ajuda é o clã, e quando um clã precisa de ajuda, ele procura outro clã de draconatos antes de procurar ajuda de outras raças – ou mesmo dos deuses.

NOMES DRACONATOS
Draconatos têm seus nomes pessoais fornecidos no momento do nascimento, mas eles colocam os seus nomes de clãs em primeiro lugar como um sinal de honra. Um nome ou apelido de infância é muitas vezes usado entre seus companheiros de ninhada como um termo descritivo ou carinhoso. O nome pode se remeter a um evento ou centrar-se em um hábito.

Nomes Masculinos. Arjhan, Balasar, Bharash, Donaar, Ghesh, Heskan, Kriv, Medrash, Mehen, Nadarr, Pandjed, Patrin, Rhogar, Shamash, Shedinn, Tarhun, Torinn
Nomes Femininos. Akra, Biri, Daar, Farideh, Harann, Havilar, Jheri, Kava, Korinn, Mishann, Nala, Perra, Raiann, Sora, Surina, Thava, Uadjit
Nomes Infantis. Escalador, Orelhudo, Saltador, Beato, Morde-Escudos, Zeloso
Nomes de Clãs. Clethtinthiallor, Daardendrian, Delmirev, Drachedandion, Fenkenkabradon, Kepeshkmolik, Kerrhylon, Kimbatuul, Linxakasendalor, Myastan, Nemmonis, Norixius, Ophinshtalajiir, Prexijandilin, Shestendeliath, Turnuroth, Verthisathurgiesh, Yarjerit

TRAÇOS RACIAIS DOS DRACONATOS
A herança dracônica manifesta-se em uma variedade de características que um draconato compartilha com os outros de sua raça.
Aprimoramento de Atributo. Sua Força aumenta em 2 e seu Carisma aumenta em 1.
Idade. Um draconato jovem cresce rapidamente. Eles já caminham horas após saírem do ovo e chegam à altura e porte de uma criança humana de 10 anos com 3 anos de idade, e atingem a idade adulta aos 15 anos. Vivem cerca de 80 anos.
Tendência. Draconatos tendem aos extremos, fazendo uma escolha consciente para um lado ou para o outro na guerra cósmica entre o bem e o mal (representado respectivamente por Bahamut e Tiamat). A maioria deles é boa, mas aqueles que seguem a Tiamat podem ser terríveis vilões.
Tamanho. Draconatos são mais altos e mais pesados do que os humanos, medindo bem mais de 1,80 metros de altura e pesando em média 125 kg. Seu tamanho é Médio.
Deslocamento. Seu deslocamento base de caminhada é 9 metros.
Ancestral Dracônico. Você possui ascendência dracônica. Escolha um tipo de dragão da tabela Ancestral Dracônico. O sopro e a resistência ao dano são determinadas pelo tipo de dragão, como mostrado na tabela.

Draconato.jpg

Sopro de Dragão. Você pode usar sua ação para baforar energia destrutiva. Sua ascendência dracônica determina o tamanho, forma e tipo de dano da baforada.
Quando você usa o sopro de dragão, cada criatura na área da baforada deve realizar um teste de resistência, o tipo de teste é determinado pelo seu ancestral dracônico. A CD para esse teste de resistência é igual a 8 + seu modificador de Constituição + seu bônus de proficiência. A criatura sofre 2d6 de dano se falhar no teste de resistência, e metade do dano se passar. O dano aumenta para 3d6 no 6° nível, 4d6 no 11º nível e 5d6 no 16° nível.
Depois de usar seu sopro de dragão, você não pode usá-lo de novo até que complete um descanso curto ou longo.
Resistência ao Dano. Você possui resistência ao tipo de dano associado com seu ancestral dracônico.
Idiomas. Você pode falar, ler e escrever comum e dracônico. Acredita-se que o dracônico é uma das línguas mais antigas e é frequentemente utilizada no estudo da magia. O idioma soa difícil para a maioria das outras criaturas e inclui numerosas consoantes duras e sibilantes.

Raças

DRACONATO

Vale dos Reis andrebasetto andrebasetto